Os grupos de estudo são óptimos para melhorares a tua aprendizagem e para te ajudar a compreenderes melhor os temas das aulas. Se fizeres parte de um bom grupo de estudo, a tarefa de compreender e memorizar conteúdos será mais agradável. Para além disso, desfrutarás de um ambiente descontraído e produtivo durante o processo.
Nalgumas universidades, é comum encontrar grupos de estudo estabelecidos aos quais se pode aderir. Se não for esse o caso na tua universidade e quiseres formar o teu próprio grupo de estudo, toma atenção a estas dicas:
Incluir poucos membros
Os membros de um grupo de estudo devem ser capazes de discutir questões, ouvir-se uns aos outros e trocar ideias. Para manter um processo de comunicação harmonioso em que todos se possam exprimir e ser ouvidos, o grupo deve ser pequeno.
No máximo, cria um grupo de 6 pessoas. Se forem mais, o grupo geralmente não funciona bem. Alguns não conseguirão exprimir-se, outros perderão a concentração e a organização será uma confusão. Quanto maior for o grupo, mais difícil será manter a atenção de todos na mesma tarefa.
Nomear um líder do grupo
Por vezes, ter um líder do grupo pode ser útil para manter os membros concentrados nas tarefas. O líder pode ser responsável por propor a data da próxima reunião, discutir com os membros quais os tópicos a discutir a seguir e que dinâmicas de estudo podem ser implementadas.
Na maior parte das vezes, o líder é a pessoa que organizou o grupo de estudo. Mas se não quiseres ser o líder, uma alternativa é que os membros concordem em nomear um.
Escolhe um bom local de reunião
Muitas pessoas pensam que o melhor sítio para reunir um grupo de estudo é a biblioteca. Não! Esse é o pior sítio. É preciso estar num local onde se possa falar em voz alta sobre as ideias e preocupações, onde todos se possam ouvir claramente, por isso esquece a biblioteca.
Evita também locais barulhentos com muitas distrações à tua volta. Em vez disso, opta por cafés que promovam um ambiente calmo e onde possas ficar a estudar com amigos. Pensa num local com música suave e um bom café.
Por outro lado, se um dos membros do grupo oferecer a sala de estar do seu apartamento, também é uma boa ideia. Certifica-te apenas de que há espaço para todos e de que não há demasiadas distrações, ruídos e perturbações nesse local.
Definir antecipadamente os temas a discutir
É importante que, antes do início da reunião, todos os membros saibam o que vai ser discutido. Isto dá-lhes a oportunidade de se aprofundarem no tema e de reconhecerem possíveis dúvidas ou questões que surjam.
Por isso, no final da reunião, certifica-te de que chegas a acordo sobre os tópicos a discutir na próxima vez. Isto não só te ajudará a estruturar melhor a discussão, mas também a evitar divagações e perdas de tempo durante a reunião.
Uma boa dica que podemos dar é fazer toda a leitura necessária e, num caderno, anotar todas as perguntas que surgirem. Outra opção é utilizar um marcador para destacar os pontos sobre os quais tem de falar. Se pedires aos teus colegas que façam o mesmo, as reuniões serão muito produtivas.
Apoiar-se mutuamente
Não te esqueças de que o objetivo do grupo de estudo é aprender uns com os outros para obter as melhores notas. Por conseguinte, numa semana, explicarás um tema aos teus colegas e, na seguinte, eles explicar-te-ão um tema a ti.
Enquanto um membro pode achar um tópico difícil, outro pode achá-lo fácil. É nesta altura que devem trabalhar em equipa para apoiar quem precisa.
Aplicar dinâmicas de estudo
Para tornar as reuniões agradáveis e divertidas, aconselhamos-te a aplicar algumas dinâmicas de estudo. Caso contrário, as reuniões serão todas iguais e podem tornar-se aborrecidas, fazendo com que os membros percam o interesse e o grupo se desintegre.
Para além da resolução de dúvidas, considera estas dinâmicas:
- Atribui a cada membro uma parte do tema a ser discutido, para que possas resumi-lo e lê-lo no início da sessão. Desta forma, todos participam e apresentam o tema como um todo.
- Escreve várias perguntas em tiras de papel e coloca-as numa tigela. Cada membro pega num pedaço de papel e, se não souber a resposta à pergunta, os outros devem ajudar a desenvolver o tópico.
- Respondam juntos aos testes modelo em voz alta para que todos participem e tomem notas.
A formação de um grupo de estudo bem sucedido requer determinação e empenho. Se o fizeres bem, podes ter a certeza de que aprender e estudar deixará de ser uma tarefa aborrecida e solitária.