Ser um Erasmus no Porto vai dar-lhe a oportunidade de conhecer uma cultura diferente, fazer novos amigos, aprender outra língua e crescer como pessoa. Ao mesmo tempo, poderá estudar numa das universidades mais reconhecidas em Portugal: a Universidade do Porto.

No entanto, ter obtido a bolsa Erasmus é apenas o início desta jornada. Agora, você deve organizar sua viagem e acima de tudo, saber onde se hospedar durante sua estada na cidade. Afinal, o lugar onde você escolher morar terá uma grande influência em sua experiência como estudante.

Onde viver como Erasmus no Porto

No Porto, encontrará diferentes opções de alojamento. Entre as mais comuns estão as residências de estudantes administradas pelas próprias universidades. A principal vantagem deles é que geralmente estão localizados no campus ou próximo a ele, portanto, podem ser muito convenientes.

Infelizmente, há longas listas de espera para conseguir uma vaga e a maioria delas são reservadas para moradores locais. Por esta razão, muitos dos estudantes universitários estrangeiros preferem ficar em uma residência de estudantes.

Muitos são os motivos que os levam a tomar esta decisão. Em princípio, muitas das residências universitárias do Porto localizam-se perto dos principais institutos universitários da cidade, pelo que chegar às aulas a tempo não será um problema.

Da mesma forma, os residentes podem encontrar todos os serviços de que precisam para viver com conforto, sem sair da área em que vivem. Supermercados, ginásios, bibliotecas, livrarias, paragens de autocarro, estações de metro … Tudo a poucos passos de distância.

Por outro lado, viver numa residência de estudantes sendo Erasmus proporciona a oportunidade de conhecer outros estudantes universitários de diferentes cidades e países. Todos estarão a passar pelo processo de adaptação que envolve a mudança para outro lugar, então eles farão você sentir que não está sozinho.

E, finalmente, o que acaba desequilibrando a balança para as residências de estudantes são todas as comodidades que elas oferecem. Lá você não terá que se preocupar em cozinhar, limpar ou pagar contas de serviços públicos. Em vez disso, você terá:

  • Sala de refeições e cafeteria 
  • Serviço de limpeza
  • Área de lavandaria 
  • Zonas comuns para estudar, relaxar ou se divertir 
  • Eventos de treinamentos e workshops
  • Actividades de lazer 

Isso significa que as residências de estudantes são projetadas para tornar sua vida universitária o mais agradável e suportável possível.

Como escolher uma boa residência universitária no Porto

Para ficar numa das melhores residências do Porto, recomendamos que coloque em prática as seguintes dicas:

Comece sua pesquisa cedo

Assim que souber que foi aprovado para a bolsa Erasmus, comece a procurar alojamento. O planejamento com antecedência lhe dará muito tempo para pesquisar todos os detalhes sobre cada dormitório.

Portanto, o melhor é pegar o computador, sentar em um lugar confortável e começar a pesquisar na internet. Recomendamos fazer uma lista que inclua suas opções favoritas, juntamente com seus principais prós e contras. Dessa forma, você pode tomar a melhor decisão.

Considere a localização

Um bom truque para escolher a residência  de estudantes certa com base na localização é procurar no mapa as estações de metrô ou pontos de ônibus próximos. O acesso rápido ao transporte público permitirá que você chegue à universidade em poucos minutos.

Outro truque seria escolher a residência estudantil mais próxima de sua faculdade, de forma que você possa ir a pé. Esse seria um bom ponto a favor se você é daqueles que prefere conhecer a cidade a pé.

No Porto, a Residência de Estudantes LIV está localizada no Pólo Universitário. A poucos passos da FEUP e da Faculdade de Engenharia do ISEP, do Instituto de Investigação e Inovação, da Faculdade de Medicina Dentária, do Instituto de Medicina Molecular e outros.

De lá, pode apanhar o metro na estação do Pólo Universitario para chegar a qualquer parte da cidade, incluindo a Universidade do Porto.

Avalie os serviços

A escolha de uma residência de estudantes que inclua todos os serviços necessários ao seu dia a dia tornará sua vida muito mais fácil. Certifique-se de ter uma sala de jantar, serviço de limpeza, área de serviço e um bom wi-fi no mínimo.

Nada melhor do que ter tudo em mãos sem ter que pagar taxas extras. Só então você pode relaxar e concentrar suas energias em sua vida universitária.

Priorize conforto

É aqui que você vai passar os próximos meses e até anos, então deve ser confortável e agradável. E para ter certeza disso, recomendamos olhar várias fotos e pesquisar as opiniões dos residentes mais recentes na internet.

Por outro lado, lembre-se de que você vai estudar, não para passar férias. Portanto, sua sala deve ter um espaço destinado ao seu computador, notebooks e livros. Você não pode perder uma mesa de escritório espaçosa, uma cadeira de estudo confortável e um candeeiro.

Assim que estiver instalado, verá que ficar numa residência de estudantes como o Erasmus terá sido a melhor decisão que tomou.

Scan the QR Code to add me on WeChat

wechat qr code

Book for Academic Year 2020

Book with confidence!

Subscribe to receive LIV Student news, information and rewards.

We have received your message and we’ll be in touch with you soon.

An error occurred while submitting your details!