Tirar apontamentos na escola era o mesmo que copiar o que o professor tinha escrito no quadro, mas na universidade, a maioria dos professores dá longas aulas e não escreve nada. Qual é o resultado? Também não tomamos notas e, quando se aproxima o exame, nem sequer sabemos o que estudar.
É então que aprendes que tirar notas enquanto o professor está a dar a aula é fundamental para obteres boas notas. No início, pode ser difícil, pois exige disciplina e até rapidez. Mas com esforço e alguma prática, começarás a tirar notas como um especialista.
Para começar, recomendamos o seguinte:
1. Ocupar a parte da frente da sala
Ao sentares-te no fundo da sala, terás filas de alunos à frente a movimentarem-se, a passarem coisas uns aos outros e a sussurrar. Isto pode distrair-te e impedir-te de ouvires claramente o professor. Se quiseres tirar boas notas, tens de te deslocar para a frente.
Sabemos que, para alguns alunos, estar à frente da sala é intimidante porque se está mais perto do professor. Ironicamente, ao estar mais perto do professor, há menos distrações e consegues concentrares-te mais facilmente. Também irás ouvir melhor as explicações e não irás perder nenhum pormenor.
2. Escolhe os teus materiais de trabalho
Para tirares apontamentos, tens duas opções: fazê-lo da forma tradicional, com lápis e caderno, ou fazê-lo de uma forma mais moderna, utilizando um tablet ou um computador portátil. Ambas as estratégias são boas, por isso escolhe a que te sentires mais confortável.
Alguns alunos são mais ágeis a escrever à mão, enquanto outros são mais rápidos a escrever à máquina. Por um lado, há quem diga que se memoriza melhor quando se escreve com um lápis. Por outro lado, há quem prefira a facilidade de fazer ilustrações e alterações de cor nos dispositivos móveis.
A escolha cabe-te a ti. Se tiveres dificuldade em escolher, aconselhamos-te a experimentar os dois métodos. Descobrirás qual é o mais fiável e confortável para ti.
3. Começa por tirar notas curtas
Se não tens muita prática em tirar notas, é melhor começares por fazer notas curtas. É importante que anotes o tema da aula, os diferentes pontos abordados pelo professor e alguns factos relevantes. Desta forma, terás uma ideia geral da sessão e, quando estiveres a estudar, não se sentirás tão perdido.
Ao tomares notas de forma consistente, irás tornar-te á mais rápido e eficiente. Por conseguinte, as tuas notas podem tornar-se mais longas e mais pormenorizadas. O importante é começares devagar para não te sentires sobrecarregado por não conseguires anotar tudo à primeira tentativa.
4. Tenta ser organizado
Se as tuas notas estiverem desorganizadas, quando voltares a elas, terás mais dificuldade em compreender o que escreveste e por onde começar. Tenta utilizar setas, cores, marcadores ou números para criar hierarquia e ordem no que escreves.
Também é importante deixares espaço entre as ideias. Se juntares tudo num só parágrafo, perderás tempo a tentar encontrar informações exactas mais tarde. Da mesma forma, é importante separares o teu caderno em secções e dedicares uma secção a cada assunto.
5. Cria o teu próprio sistema
Para tirares notas da forma mais fácil e eficiente, utiliza sempre o mesmo sistema. Isto significa aplicar a mesma ordem e os mesmos elementos visuais a todas as tuas notas. Se começares com um título sublinhado numa determinada cor, certifica-te de que a cor é sempre a mesma. Se continuares a utilizar setas ou marcadores, mantém esses elementos.
Isto ajudar-te-á a ser mais consistente e mais rápido, pois saberás automaticamente como organizar as tuas notas. E, claro, não perderás tempo a improvisar.
6. Utilizar abreviaturas
Um bom truque para tomares notas rapidamente é utilizar abreviaturas. Até os acrónimos são úteis. Isto poupa-te tempo e permite-te escrever mais depressa e com mais fluidez. Especialmente quando te deparas com palavras longas ou nomes que se repetem muito.
Por exemplo, se a aula for sobre História da Arte Contemporânea, podes utilizar o acrónimo H.C.A. para não teres de escrever o termo completo sempre que o professor o menciona. No entanto, é importante que utilizes apenas acrónimos para termos que já tenhas escrito e que conheças. Caso contrário, terás notas que mais tarde te irão parecer indecifráveis.
Outra opção é escreveres o significado dos acrónimos que utilizas na nota de rodapé. Desta forma, poderás compreender o que pretendias dizer sem teres de pensar demasiado no assunto.
Estas 6 dicas são os passos básicos para tirares bons apontamentos. À medida que fores praticando e tornando isso um hábito, verás que é uma tarefa fácil de dominar, que só precisas de um pouco de perseverança.
Além disso, tirar apontamentos é uma competência que te ajudará muito quando estudares mais tarde. Especialmente porque o acto de escrever vai fazer-te reflectir sobre o assunto e compreendê-lo, mesmo que não o tenhas estudado.