Atualmente, o Porto acolhe cerca de 13.000 estudantes estrangeiros. O número é já impressionante e não inclui os estudantes portugueses que se mudam para o Porto para estudar nas suas universidades. O que é que tudo isto significa? Que o Porto é uma cidade universitária com um ambiente jovem e interessante.
Se estás a pensar em estudar no Porto ou se estás prestes a começar a tua vida universitária no Porto, isto vai interessar-te:
Conhecer estudantes estrangeiros
O Porto é uma cidade que acolhe muitos estudantes estrangeiros. Por isso, há uma boa hipótese de teres a oportunidade de conhecer pessoas de outros países durante a tua estadia.
É possível que um deles seja teu colega de turma ou de quarto na residência de estudantes. Ou podes conhecê-los como amigo de um amigo. Seja como for, o contacto com estrangeiros é frequentemente uma experiência muito enriquecedora, pois podes aprender sobre os seus costumes, a sua língua ou a sua maneira de fazer as coisas.
Estas experiências ajudar-te-ão a desenvolver melhor as tuas capacidades de socialização, de trabalho em equipa, de tolerância, de respeito e até de aceitação das diferenças. Outra vantagem de viver numa cidade tão aberta aos estrangeiros é que os habitantes locais estão habituados a ajudá-los durante o seu processo de adaptação, pelo que tendem a ser simpáticos e atenciosos.
Os custos são baixos
Temos a certeza de que uma das coisas que vais gostar de estudar no Porto é o facto de o custo de vida ser baixo. Desde o alojamento à vida nocturna e às actividades culturais, encontrarás sempre opções acessíveis para a tua carteira.
Os custos de alojamento variam consoante a zona em que se situam e as comodidades que oferecem. No entanto, se os comparares com o preço de outras grandes cidades da Europa, verás que o Porto é uma excelente alternativa para o orçamento de um estudante universitário.
O mesmo se aplica às atividades culturais e à vida nocturna. Podes sempre passar um bom bocado na cidade sem gastar muito dinheiro. Além disso, há vários museus e locais históricos com entrada gratuita que podes visitar.
Não te preocupes se não falas muito bem português
Se és um estudante estrangeiro e ainda não és fluente em português, não te preocupes. Não serás o primeiro nem o último estrangeiro que ainda não fala português na perfeição. Além disso, como já referimos, o Porto é uma cidade que recebe muitos estudantes internacionais e os habitantes locais estão habituados a isso.
Se falas espanhol, italiano ou francês, aprender português será um pouco mais fácil para ti, uma vez que estas línguas têm algumas semelhanças. As universidades oferecem frequentemente cursos de português para estrangeiros, pelo que seria uma boa ideia informares-te sobre as opções disponíveis para aprender a língua.
Enquanto estiveres a aprender, podes falar inglês, uma vez que esta é frequentemente a segunda língua mais falada entre os portugueses. É também uma boa ideia aprenderes a dizer frases básicas como bom dia, por favor, obrigado, etc.
Deslocares-te no Porto é muito fácil
Os transportes públicos no Porto funcionam na perfeição, pelo que ir de um sítio para outro não é um problema. Nesta cidade, podes contar com o metro e os autocarros das 6:00 à 1:00 da manhã.
A rede de metro percorre toda a cidade e é muito eficiente, pelo que te ajudará sempre a chegares a tempo ao teu destino. As linhas de autocarro também são extensas e encontrarás uma paragem de autocarro quase a cada 2 ou 3 ruas. Há mesmo autocarros com redes WiFi disponíveis, o que é uma prova do nível dos transportes daqui.
Se planeias utilizar os transportes públicos todos os dias, poderás querer comprar um Cartão Andante para reduzir o custo das viagens individuais. Este cartão dá-te acesso ao metro e aos autocarros.
Terás acesso às melhores universidades
A Universidade do Porto é uma das universidades mais prestigiadas de Portugal e da Europa. É a instituição que atrai mais estudantes para a cidade, tanto de outras localidades como de outros países. Se estás a pensar em estudar aqui, deves saber que tem 14 faculdades e uma escola de negócios, bem como cursos de especialização em diferentes áreas, tais como
- Economia
- Belas Artes
- Engenharia
- Biologia
- Ciências Naturais
- Arquitectura
No entanto, esta não é a única universidade reconhecida na cidade. Há também a Universidade Fernando Pessoa, o Instituto Politécnico do Porto e a Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Estudar no Porto é uma experiência da qual sairás não só com um diploma universitário, mas com muitos ensinamentos e boas recordações que ficarão para sempre contigo. Estás preparado?