As residências de estudantes oferecem tanto alojamento individual como partilhado. Essencialmente, o alojamento individual é aquele em que podes viver sozinho, enquanto o alojamento partilhado é concebido para vários estudantes viverem juntos.
Cada um tem as suas próprias vantagens, o que pode tornar difícil saber qual é o melhor para ti. Se tiveres de fazer essa escolha, aqui estão algumas das melhores características de cada tipo de alojamento para te ajudar a tomar a decisão certa.
Vantagens do alojamento individual
Terás uma vida social à tua medida
Entre ir às aulas, assistir a palestras e fazer trabalho de equipa, desfrutar de tempo sozinho pode ser muito agradável. Na vida universitária, 90% do teu tempo é passado na companhia de outras pessoas e, embora isso seja parte do melhor de ser um estudante universitário, também pode ser cansativo.
Viver num alojamento individual pode proporcionar-te as horas de paz e sossego de que necessitas para recarregar energias, longe da azáfama da vida universitária. Por um lado, se quiseres paz e sossego, podes estar sossegado e não ser incomodado, e se quiseres um pouco de barulho, podes tocar música sem ser julgado.
Do mesmo modo, quando quiseres sair com os amigos e participar nas atividades sociais da universidade, terás a liberdade de o fazer.
Serás dono do teu espaço
O alojamento individual em residências de estudantes dá-te também a liberdade de teres o teu próprio espaço sem pedir autorização a ninguém. Podes decorar um pouco, deixar os teus pertences onde te sentes mais confortável, ou até lavar a loiça ao fim do dia sem que ninguém te peça para o fazeres primeiro.
Por outras palavras, podes assumir o controlo sobre onde estão as coisas, como e quando.
Evitarás discussões domésticas
Como explicamos, num alojamento individual, serás o único a impor as tuas próprias regras. Por conseguinte, evitarás as típicas discussões domésticas sobre manter a cozinha limpa, arrumar a sala de estar depois de estar lá ou respeitar o espaço de cada um no frigorífico. Ao viveres sozinho, simplesmente não terás de lidar com as regras dos outros.
Desenvolverás mais capacidades de auto-gestão
É bom não ter ninguém para nos dizer o que fazer, mas isso também traz alguns novos desafios. Por exemplo, é ótimo não ter de lavar a loiça imediatamente depois de comer porque ninguém te vai pedir para o fazeres, mas se não desenvolveres a capacidade de tomar conta de ti próprio, vais acabar por viver numa confusão.
Viver sozinho ensinar-te-á a importância de seres responsável pelas tuas ações e pela tua rotina diária. Também te preparará para os desafios do futuro e tornar-te-á mais autossuficiente e independente todos os dias.
Vantagens do alojamento partilhado
Irás conhecer novas pessoas
Ao escolheres um alojamento partilhado, não saberás quem serão os teus colegas de quarto, pelo que terás a oportunidade de conheceres novas pessoas. Este pode ser o início de novas amizades e a construção de novas redes de apoio.
Por sua vez, os teus novos amigos podem apresentar-te a outros amigos deles e podes expandir a tua rede para além da universidade.
Reduz o custo da renda
Pagar por um alojamento partilhado é muitas vezes mais barato do que pagar por um alojamento individual. Se queres poupar algum dinheiro, o alojamento partilhado pode ser uma boa opção para ti. Além disso, se tu e os teus colegas de casa quiserem comprar alguns eletrodomésticos para partilhar, podem dividir o custo e poupar em conjunto.
Viverás sempre em comunidade
O alojamento partilhado oferece a oportunidade de viver no meio de toda a ação. Os teus colegas de casa entram e saem a horas diferentes, dependendo dos teus horários de aulas e de outras atividades, pelo que encontrarás sempre alguém de passagem que terá algo para te contar sobre o seu dia.
Além disso, vais encontrares-te com os teus colegas de casa na cozinha, na sala de estar ou na sala de jantar. Esta vida em comum fazer-te-á interagir constantemente e desenvolver mais competências de socialização.
Desenvolverás uma maior consciência e respeito pelos outros
Viver num alojamento partilhado torna mais fácil colocarmo-nos no lugar dos outros. Por essa razão, mesmo que não te seja pedido, estarás mais disposto a manter a cozinha limpa, a arrumar os teus pertences e a ouvir música num volume racional.
É simplesmente uma questão de fazer pelos outros o que gostarias que os outros fizessem por ti. Ou evitar fazer coisas que te importaria que os outros fizessem.
Nas residências de estudantes, a decisão de viver num alojamento individual ou partilhado é completamente pessoal, por isso cabe-te a ti pensar sobre o que te agrada mais. Recomendamos que tenhas em conta os teus traços de personalidade e as tuas preferências para fazeres a escolha certa.