Se planeias ser estudante no Porto, deves saber que esta cidade é puro encanto. Emoldurada por uma atmosfera jovem, uma localização privilegiada e muitos lugares para visitar, a cidade do Porto é uma das cidades universitárias mais populares de Portugal.

No centro da cidade, o tradicional mistura-se com o moderno. Edifícios medievais, igrejas barrocas e pontes monumentais destacam-se no meio de restaurantes, lojas e cafés movimentados. Imagina todos os passeios que podes fazer por estas ruas com uma vista incrível sobre o rio Douro.

Quando tiveres algum tempo livre, aproveita para desfrutar destes 6 percursos ideais para estudantes universitários:

1. Visita à cidade velha  

A melhor maneira de admirar o modo de vida no Porto é andar pelas ruas da cidade velha. Durante o passeio, verás a beleza na arquitectura dos edifícios, becos de pedra e vários monumentos como o Edifício da Bolsa de Valores e a Igreja de Santa Clara.

Pela sua riqueza cultural e histórica, a cidade velha do Porto foi nomeada Património Mundial pela UNESCO. Além disso, ficarás surpreendido por saber que alguns dos edifícios que ainda estão de pé têm mais de 1.000 anos.

2. Descobre a Fundação Serralves  

Se és um amante da arte e da cultura, vais adorar a Fundação Serralves. Está localizada em Foz, a poucos quilómetros da cidade velha. A melhor coisa desta Fundação é que é uma das instituições culturais mais reconhecidas do mundo.

É constituída pelo Museu de Arte Contemporânea, a Casa Serralve, um auditório, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira e um parque de quase 20 hectares. Depois de visitares as instalações, convidamos-te a dar um passeio pelo parque para desfrutar dos jardins botânicos e das esculturas que o enfeitam.

3. Passeio de cruzeiro pelo rio Douro  

Uma das experiências a não perder como estudante no Porto é um cruzeiro no rio Douro. Podes ir sozinho, mas certamente vais gostar mais se fores com amigos. Na Ribeira, irás encontrar várias empresas que fazem estes passeios por não mais do que 15 euros. O passeio costuma durar cerca de uma hora e a experiência é fantástica.

4. Vista panorâmica a partir da Torre dos Clérigos  

Do topo da Torre Clérigos, podes desfrutar da mais bela vista panorâmica do Porto. Esta torre tem mais de 75 metros de altura e costumava ser um dos edifícios mais altos da cidade. Foi construída entre 1735 e 1748 como um dos pontos estratégicos para a defesa; mas hoje é uma das maiores atracções turísticas.

Não há elevadores para subir, por isso terás de subir 240 escadas a pé. Pode ser um pouco cansativo, mas o fim da caminhada vale a pena. Do topo, verás toda a cidade antiga e ao longe, o rio Douro. Aproveita ao máximo e tira algumas fotos da vista espectacular.

5. Visita a Livraria Lello  

Se és um estudante no Porto, definitivamente uma das primeiras coisas que deves fazer é visitar a livraria Lello. Esta biblioteca tem sido reconhecida como uma das mais belas bibliotecas do mundo. É por isso que atrai muitos visitantes e turistas que estão de passagem pela cidade.

No exterior, o estilo neo-gótico mistura-se com as pinturas coloridas de José Bielman. No entanto, a beleza desta biblioteca não se limita à sua fachada. O seu interior é majestoso, especialmente a combinação de estilos Art Nouveau e eclético. Os ornamentos e detalhes estendem-se desde as escadas até ao tecto, por isso não te esqueças de olhar para cima durante a tua visita.

Para além da bela arquitectura, esta livraria alberga uma extensa colecção de livros, incluindo escritores internacionais e portugueses do mais alto calibre.

6. Viagem expressa com amigos

O Porto está perto de várias cidades portuguesas que são óptimas para uma escapadela de fim-de-semana. Podes visitar a cidade de Braga, que é famosa por ser a cidade mais antiga de Portugal e por ter pertencido ao Império Romano.

Nessa altura, há mais de 2000 anos, a cidade chamava-se Bracara Augusta e hoje ainda é possível admirar os edifícios e igrejas antigas que os romanos deixaram na sua esteira. Braga é também a terceira maior cidade de Portugal. No entanto, é fácil fazer um passeio a pé para ver os seus pontos mais emblemáticos.

Outra cidade que podes visitar numa escapadela de fim-de-semana é o Gerês. Esta cidade fica perto da fronteira espanhola e abriga o único parque nacional do país: o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Estarás rodeado por um incrível pinhal, colinas, vales, lagoas e rios intactos. Um ambiente perfeito para te desligares da rotina e tomar um sopro de ar fresco.

Como estudante no Porto, nunca te faltarão planos para o fim-de-semana. Esta é uma das cidades mais jovens e bonitas de Portugal, por isso estudar aqui será uma das melhores experiências da tua vida.

Scan the QR Code to add me on WeChat

wechat qr code

Book for Academic Year 2020

Book with confidence!

Subscribe to receive LIV Student news, information and rewards.

We have received your message and we’ll be in touch with you soon.

An error occurred while submitting your details!