O Porto é a segunda maior cidade de Portugal. É também a sede da Universidade do Porto, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior da Europa. Isto significa que o Porto tem uma grande população de jovens estudantes ansiosos por explorar a cidade e entreter-se com qualquer escapadela.

Se fores um desses estudantes, vais adorar estas 6 coisas para fazer no Porto sem gastar um único euro.

1. Visita a museus aos domingos

Todos os domingos, a entrada nos museus é gratuita. No entanto, tem em atenção que esta promoção termina às 14:00h, por isso se quiseres explorar mais do que um museu sem gastar dinheiro, terás de sair mais cedo.

A cidade tem muitos museus interessantes. Alguns dos que te recomendamos são:

  • Fundação de Arte Contemporânea de Serralves
  • Museu do Vinho do Porto
  • Museu de Fotografia
  • Museu do Tramway

Todos eles têm exposições interessantes para aprender e entreter-te durante algum tempo. Não vais certamente visitá-las todas num só dia, por isso sabes o que fazer quando te aborreces num domingo: risca mais um museu da lista.

2. Tardes no Jardim do Morro

Se gostas de admirar o pôr-do-sol, vais adorar este plano. O Jardim do Morro é um dos locais mais bonitos para veres o pôr-do-sol. Podes ir lá uma hora antes do pôr-do-sol ou fazer um piquenique com os teus amigos e depois esperar juntos que o sol se ponha até desaparecer no horizonte do Oceano Atlântico.

Escolhe a melhor área gramada e concorda que todos devem trazer alguma comida ou bebida para partilhar e divertir-se à brava. Podes até trazer um jogo de cartas ou qualquer jogo de tabuleiro divertido.

3. Arte e azulejos nas ruas

O Porto é uma cidade colorida e cheia de arte. Uma das suas expressões artísticas e arquitectónicas mais características são os seus azulejos. Estas pequenas peças de cerâmica enfeitam muitos dos edifícios da cidade. Apreciar este trabalho dar-te-á a oportunidade de aprenderes um pouco mais sobre a história do Porto e as suas origens.

Um dos locais mais icónicos onde os azulejos se encontram é a estação de comboios de São Bento. As suas paredes estão adornadas com mais de 20.000 azulejos pintados à mão. Com estas peças, alguns dos marcos históricos de Portugal são retratados. Desde triunfos em tempo de guerra a eventos importantes durante a revolução industrial.

Outros lugares onde podes admirar a arte dos azulejos são:

  • Igreja do Carmo
  • Igreja de Santo Ildefonso
  • Capela das Almas

Num passeio pelo centro histórico do Porto, verás também algumas fachadas decoradas com azulejos. Especialmente em edifícios antigos onde estas obras têm sido preservadas pelo seu significado cultural.

4. Um passeio pelos jardins do Palácio de Cristal

Os Jardins do Palácio de Cristal são um belo cenário para um passeio e uma lufada de ar fresco. Têm uma atmosfera serena e descontraída, por isso são o lugar para relaxar enquanto admiram um pouco a natureza.

Dos terraços, podes ver o rio Douro e a cidade de Gaia. Para além disso, terás 8 hectares de jardim para passear e desconectar da azáfama da cidade. À medida que caminhas, encontrarás fontes, esculturas, um lago e uma biblioteca pública.

Se estiveres disposto a isso, podes subir até à cúpula da Super Bock Arena e admirar uma vista de 360º de todo o complexo.

5. Concertos gratuitos no centro da cidade

No centro do Porto, existe um café muito popular chamado Café au Lait. Pelo menos um domingo de cada mês, as bandas actuam para animar o local e entreter o público. A maioria das bandas que actuam são portuguesas, por isso é uma excelente oportunidade de conhecer a cultura do país.

6. Praias ao fim-de-semana

O Porto está localizado ao longo da costa de Portugal. Graças a isso, tens acesso a várias praias próximas da cidade. Na Foz do Douro, encontrarás uma série de pequenas praias ideais para os dias ensolarados de Verão.

Estas praias são um pouco rochosas, por isso não é recomendável nadar. Pelo contrário, são boas para veres o pôr-do-sol, deitares-te na areia, mergulhares os pés e divertires-te com os teus amigos.

Se quiseres nadar na praia, dirige-te para sul, para Vila Nova de Gaia. Aqui, a areia é mais branca e macia, e a água é mais clara e limpa. Para reduzir ao mínimo os custos do teu dia na praia, aconselhamos-te a trazer tudo o que vais precisar e comer durante a tua estadia.

De todos os ângulos, esta é uma cidade maravilhosa para explorar e aprender mais sobre a cultura portuguesa. Para os estudantes do Porto, o melhor é que é muito acessível e oferece sempre coisas para fazer sem gastar um único euro.

Scan the QR Code to add me on WeChat

wechat qr code

Book for Academic Year 2020

Book with confidence!

Subscribe to receive LIV Student news, information and rewards.

We have received your message and we’ll be in touch with you soon.

An error occurred while submitting your details!