Começar a universidade raramente é fácil para os alunos. Encontrar novos amigos, familiarizar-se com assuntos e mudar de casa pela primeira vez são novos desafios.

Freqüentemente, o primeiro ano da universidade é o mais difícil, mas seguindo algumas dicas básicas, é possível ter sucesso e continuar até o seu precioso diploma. Você só precisa definir uma boa rotina, bem como suas próprias regras de comportamento e aprendizado.

Vamos ensiná-lo a se organizar da maneira mais eficiente para ter sucesso em sua vida acadêmica.

Estabelecer horários

Para começar com sucesso na universidade, o mais importante é estar organizado. Na verdade, a ordem é um dos principais ingredientes para o sucesso. É por isso que recomendamos estabelecer horários claros que permitam que você assista a todas as suas aulas.

Determine o tempo que você vai investir em seus estudos e em suas atividades recreativas. Se você trabalhou durante a universidade, certifique-se de ter um horário de trabalho que não afete seu desempenho acadêmico.

Frequentar a primeira semana de aula

A maioria das universidades organiza dias de integração para novos alunos. Estes planos permitirão não só conhecer as instalações, mas também conhecer os professores e os demais colegas. Esta é sua primeira chance de fazer amigos.

Mesmo que as aulas ainda não tenham começado oficialmente, você poderá participar de encontros informativos que lhe darão maior segurança para começar seus estudos com o pé direito. Além disso, você terá a oportunidade de se inscrever em atividades esportivas, grupos de teatro e outras associações universitárias.

É importante ressaltar que um dos maiores problemas que os novos alunos enfrentam é a sensação de estarem perdidos na multidão, então essa é uma boa maneira de evitar que isso aconteça com você. 

Evitar faltar às aulas

Embora nem todas as aulas exijam a sua presença, sugerimos que evite faltas. Quando você assistir à aula, ouvirá seus professores apresentarem os tópicos para que seja mais fácil para você armazenar seu conhecimento.

Isso ajuda muito até na hora de estudar para os exames, pois de acordo com a aula, você saberá o que precisa aprender. Também é benéfico fazer perguntas e pedir aos professores explicações mais detalhadas depois da escola.

Faça anotações regularmente

É importante manter um registro de suas aulas, pois essas notas serão seu principal guia ao se preparar para os exames. Para o fazer bem, recomendamos que tome nota dos pontos-chave mencionados pelo professor durante as suas apresentações.

Se usar lápis e papel, numere as folhas e guarde-as em pastas para não perdê-las. Por outro lado, se preferir fazer anotações no seu computador ou tablet, salve os documentos nas pastas identificadas. Dessa forma, você pode revisar as notas mais tarde.

Cumpra todas as atribuições

Uma coisa importante a saber antes de começar a estudar na universidade é que os professores universitários consideram os alunos adultos. Por esse motivo, eles não perdem tempo exigindo que as tarefas sejam entregues.

Uma das vantagens disso é que você não sentirá pressão, mas deve ter cuidado, pois isso também pode levar ao inadimplemento de suas tarefas. Cada vez que você receber uma tarefa, crie um espaço em sua programação para trabalhar nela.

Prepare-te bem para os exames

Um erro comum é não reler as notas e os tópicos estudados após o recebimento das aulas. O principal problema é que, na hora dos exames, você praticamente terá que lembrar todas as lições desde o início.

Isso não apenas torna o estudo mais pesado, mas pode até ser exaustivo. Sobretudo quando os exames das diferentes disciplinas coincidem em datas, pois terá de estudar vários conteúdos ao mesmo tempo.

Se mantiver o hábito de reler os tópicos estudados em aula, você se lembrará das informações com mais facilidade e o estudo será muito mais fácil.

Participe de tutoriais

Assistir a aulas de tutoria será de grande ajuda quando você sentir dificuldade em entender um tópico. Nessas aulas, o tutor além de expor os conteúdos, foca no esclarecimento de dúvidas e no aprofundamento dos conhecimentos dos alunos.

Desta forma, você será capaz de dominar as lições e evitar a sensação de frustração quando não entender um ponto.

Gerencie sua autonomia de maneira inteligente

Ao contrário do ensino médio, na universidade você estará sozinho. Seus pais não receberão notificações caso você perca uma aula, nem os professores exigirão que você conclua suas tarefas.

Além disso, o ingresso na universidade geralmente coincide com sua primeira mudança de casa, então você terá bastante liberdade. Para que isso não funcione contra você, é importante estar ciente de que você é o responsável pelo seu próprio destino.

Mantenha suas ações alinhadas ao seu objetivo de graduação e verá que começar a estudar na universidade é apenas o começo de grandes experiências.

Scan the QR Code to add me on WeChat

wechat qr code

Book for Academic Year 2020

Book with confidence!

Subscribe to receive LIV Student news, information and rewards.

We have received your message and we’ll be in touch with you soon.

An error occurred while submitting your details!