Estudar no Porto é uma grande oportunidade de conhecer uma cidade encantadora e colorida com um estilo único que encanta exploradores, visitantes de fim de semana e artistas.

Prepare-se para desfrutar dos passeios ao longo do rio Douro, das novas descobertas nas ruas calcetadas da Ribeira e dos icónicos azulejos que adornam os edifícios históricos. Aprenda tudo o que pode ver e fazer com os seus amigos enquanto estudantes no Porto!

Desfrute de uma tarde na Ribeira do Porto

A Ribeira é o local ideal para começar a conhecer o Porto como estudante. Esta zona distingue-se pelas suas ruas estreitas, íngremes e em ziguezague que valem a pena um passeio.

Ao longo do passeio da Ribeira, poderá ver arcadas antigas e fachadas multicoloridas que datam da Idade Média. Algo característico da zona ribeirinha é que as casas são pintadas com cores pastéis que parecem gastas; e por causa de sua arquitetura, eles parecem ser empilhados como tijolos.

Esta pitoresca zona foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, a sua principal atração para os estudantes no Porto são os seus cafés, bares, restaurantes e vistas espectaculares.

Entrar na Catedral da Sé

A Catedral da Sé do Porto é o principal edifício religioso da cidade. A sua construção data do século XII e embora tenha sofrido algumas modificações no século XVIII, ainda conserva vestígios do seu estilo românico original.

No entanto, é no interior da catedral que se esconde a verdadeira riqueza arquitetônica do edifício. As altas colunas ornamentadas, o altar de talha dourada e os azulejos que decoram o claustro são expressões do estilo barroco e gótico que reinou na época da sua remodelação.

Passeie pelo Palácio da Bolsa

Este edifício histórico é um dos mais impressionantes da cidade. Nos séculos passados ​​funcionou como a bolsa de valores da cidade e hoje, os seus amplos salões ornamentados dão conta do poder económico que o Porto teve entre os séculos XIX e XX.

Visitando-o, você verá enormes escadarias, uma biblioteca, um grande salão abobadado onde as ações eram negociadas e uma galeria de retratos decorada no estilo de Luís XVI.

Relaxe na praia

Para se divertir com seus amigos da universidade e se desconectar um pouco dos estudos, visitar a praia é um ótimo plano. As águas são bastante frias como em todas as praias do Atlântico, mas no verão são excelentes para se refrescar e tomar sol.

Recomendamos que visite as Praias da Foz do Douro e de Vila Nova de Gaia.

Admire a ponte Dom Luís I

A majestosa ponte Dom Luís I é outro dos principais pontos de interesse do Porto. Além disso, é uma das estruturas mais conhecidas em Portugal. É uma das seis pontes que atravessam o rio Douro e ligam esta cidade a Vila Nova de Gaia.

O andar inferior funciona como uma estrada, enquanto o andar superior é exclusivamente para a passagem de um trem. Ao olhar para a ponte por baixo, terá a Ribeira de fundo, pelo que a vista é impressionante.

Apaixone-se pela Livraria Lello

Por si só, o estilo neogótico da fachada chama a atenção, mas o mais charmoso desse lugar está no interior. Art Nouveau em todas as suas expressões. As paredes em madeira e os tetos com vitrais fazem desta livraria um dos locais mais visitados do Porto.

Além disso, sua popularidade também se deve ao fato de que JK Rowling escreveu lá alguns dos livros de Harry Potter. A autora viveu no Porto de 1991 a 1993 enquanto era professora de inglês na cidade. Por isso é um local muito visitado pelos fãs da saga. 

Prove as iguarias locais

É impossível visitar o Porto e não comer bem. A cena gastronômica está entre as melhores do país e os restaurantes servem todos os tipos de receitas, das mais tradicionais às mais modernas e sofisticadas.

Para terminar um dia de passeio pela cidade, nada como provar alguns dos pratos tradicionais da cozinha portuguesa. Sugerimos que você peça:

  • Tripas à Moda do Porto, um prato que se cozinha com tripas e banha de carne.
  • Francesinha, um famoso sanduíche com camadas de porco, linguiça defumada, bacon, filé de boi, queijo derretido e muito mais. A melhor opção para saciar a fome.
  • Bacalhau, o popular bacalhau seco salgado da cozinha portuguesa

Admire a arte do azulejo

Não admirar os azulejos das fachadas dos edifícios é impossível ao caminhar pelas ruas do Porto. E é que essas peças feitas à mão são as mais claras representativas do patrimônio arquitetônico do país.

Eles são encontrados tanto em fachadas quanto no piso e nas paredes. Além disso, você não os verá apenas em prédios antigos, mas também em bares e restaurantes.

Por tudo isto, os alunos do Porto vivem não só uma grande experiência universitária mas também uma experiência cultural enriquecedora. Esta cidade é uma das cidades mais charmosas de Portugal e está à sua espera!

Scan the QR Code to add me on WeChat

wechat qr code

Book for Academic Year 2020

Book with confidence!

Subscribe to receive LIV Student news, information and rewards.

We have received your message and we’ll be in touch with you soon.

An error occurred while submitting your details!