Nas residências de estudantes, não apenas os espaços foram adaptados e medidas de segurança foram aplicadas para proteger a saúde de todos.

Protocolos também foram desenvolvidos para que os alunos com teste positivo para o vírus ou que suspeitem estar infectados possam permanecer isolados enquanto superam a doença.

Aprenda sobre tudo o que envolve viver o confinamento em residências de estudantes:

Relocação de residente

Quando um aluno começa a ter sintomas de COVID-19, ele deve ligar para a receção do prédio para que a equipa tome as medidas de segurança necessárias. Uma das mais importantes é a realocação do aluno e de seus companheiros de residência.

Todos devem se mudar para quartos individuais, pois é provável que todos estejam infectados com o vírus. Para verificar ou descartar doenças, todos devem ser testados e apenas aqueles que receberem um resultado negativo podem ser liberados do confinamento.

Acesso restrito a espaços comuns

Todos os residentes que receberam um resultado positivo do teste COVID-19 ou estão aguardando o resultado estão proibidos de sair de seus quartos.

Isso significa que não poderão sair do quarto até que os sintomas tenham passado ou a doença tenha sido descartada. E, para isso, deverão receber autorização do pessoal responsável pela residência.

De modo geral, quando um aluno entrou em contato com alguém com COVID-19, ele deve permanecer confinado por 10 dias devido ao período de incubação do vírus.

Durante esse tempo, poderia desenvolver sintomas que confirmem a infecção ou, na falta disso, fazer um teste para detectar a presença do vírus em seu organismo.

Por outro lado, quando já é obtido um resultado positivo, estima-se que o aluno deve se isolar por um período mínimo de 10 dias. Se depois desse período os sintomas ainda persistirem, deverá ficar confinado até ter certeza de sua melhora.

Habitações equipadas para confinamento

Nos quartos individuais, os alunos contam com diversos equipamentos e objetos que tornam sua estadia mais confortável. Entre eles estão:

  • Casa de banho privativo
  • Frigorífico pequeno
  • Microondas 
  • Gel hidroalcoólico para as mãos
  • Máscara
  • Garrafa de águas
  • Roupa de cama
  • Toalas
  • Papel higiênico
  • Termômetro 
  • Almofadas 
  • Mantas 

Objetos necessários durante o confinamento

Recomenda-se que os residentes que precisam se isolar por vários dias em quartos individuais carreguem os seguintes itens

  • Telemóvel, computador pessoal e carregadores
  • Livros, cadernos e tudo que você precisa para acompanhar seus estudos
  • Itens de higiene pessoal, como desodorante, escova e pasta de dentes, shampoo, sabonete, etc.
  • Medicamentos, se necessário, para tratar os sintomas de COVID-19
  • Refrigerantes ou alimentos preferidos para complementar as refeições oferecidas na residência
  • Roupas suficientes para usar durante este período de tempo

Se o aluno deixar quaisquer pertences importantes em seu quarto inicial, ele pode entrar em contacto com a receção da residência para que um da equipa os leve embora.

Entregas de comida

Para evitar que alunos infectados ou suspeitos de irem ao refeitório, a equipe se encarrega de entregar as três refeições do dia na porta de cada quarto

Este serviço é efectuado deixando os alimentos em contentores fechados à porta. Então o aluno só precisa sair para buscá-los.

Desta forma, evita-se que o pessoal responsável tenha contato com microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, se o aluno precisar de água ou qualquer outra coisa para suas refeições, ele pode ligar para a receção de seu quarto.

Recibo de pacotes

Em caso o aluno receba um pacote enquanto estiver confinado, a equipe da residência é responsável por recebê-lo.

Posteriormente, alguém da equipa se comunica com o aluno por telemóvel para combinar a entrega na porta de seu quarto.

Assim como nas refeições, os pacotes são deixados na porta para que o aluno saia para pegá-los.

Vias de comunicação

Quando os alunos confinados precisam de algo de fora, eles devem ligar para a receção da residência para fazer suas solicitações. Eles também podem enviar um e-mail, especialmente quando a solicitação não for urgente.

Limpeza das habitações

Enquanto os alunos estão isolados, a equipe de limpeza não pode entrar em seus quartos. Principalmente, pelo risco que isso representaria para a sua saúde.

No entanto, dentro dos quartos, os residentes encontrarão grandes sacos de plásticos para colocar o lixo.

Para solicitar a coleta desses resíduos, é necessário ligar para a receção e colocar os sacos na frente da porta. Mais tarde, um da equipa a recolhe.

Da mesma forma, caso o aluno precise de um item ou equipamento de limpeza extra para limpar seu quarto, ele pode solicitá-lo ligando para a receção.

Ao aplicar esses protocolos de segurança, as residências de estudantes se tornam locais seguros para os residentes e todos os envolvidos.

Scan the QR Code to add me on WeChat

wechat qr code

Book for Academic Year 2020

Book with confidence!

Subscribe to receive LIV Student news, information and rewards.

We have received your message and we’ll be in touch with you soon.

An error occurred while submitting your details!