Ir do ensino médio para a universidade pode ser uma mudança avassaladora para muitos. Este é o momento em que você começará a se sentir livre e independente, mas também com muitas responsabilidades.

A universidade é um ambiente completamente novo que você enfrentará com menos orientação em comparação com a escola. Para se preparar para essa grande mudança, é fundamental ter uma ideia do que o espera na universidade.

Você vai se sentir mais liberdade e autonomia

Na universidade, você estará sozinho pela primeira vez. Desde escolher qual carreira estudar até poder sair e entrar no campus quando quiser, cada passo que você der será sua decisão.

Porém, é importante não se deixar levar por essa sensação de liberdade, pois você também terá novas obrigações. Para manter um estilo de vida organizado, o melhor é organizar o seu dia a dia tanto para o lazer quanto para os deveres de casa e estudos.

Terá mais responsabilidade em sua própria educação

Os professores cumprem com as aulas, mas não vão atrás de você. A maioria deles se mantém ocupada com projetos de pesquisa e até mesmo trabalham fora da universidade, portanto, ensinar, em alguns casos, não é sua única atividade.

Além disso, os professores presumem que os alunos são adultos, portanto, eles o tratarão como tal. É por isso que não exigem que os jovens universitários assistam às aulas ou entreguem trabalhos de pesquisa ou trabalhos de casa.

Na verdade, a responsabilidade de assistir às aulas e completar as tarefas é sua. E se você não assumir assim, você pode prejudicar a qualidade da sua educação e, consequentemente, diminuir o seu desempenho acadêmico.

Fará novos amigos

É muito comum compartilhar interesses e objetivos com seus colegas, de modo que os laços de amizade que você constrói com eles podem durar muitos anos.

Estas são as pessoas que lhe oferecerão empregos e oportunidades de trabalho no futuro. Eles são os únicos que escreverão uma referência sobre você para ajudá-lo a conseguir aquele emprego dos sonhos.

Por essas razões, a faculdade é um ótimo lugar para fazer novos amigos. Recomendamos aproveitar todas as oportunidades de conhecer pessoas, pois isso será a base de uma sólida rede de contactos no seu setor.

Passará mais tempo sozinho

Mesmo que você tenha um grupo de amigos, você não coincidirá com eles em todas as aulas e nem eles terão os mesmos horários. Na verdade, haverá aulas em que você não reconhecerá ninguém e, ao sair, terá que voltar para casa sozinho.

Como muitas outras experiências de universidade, isso o ensinará a se defender e a ser mais independente.

Desenvolverá pensamento crítico

Na escola, os professores se dedicam a ensinar e os alunos a aprender as lições. Em contraste, na universidade, os professores tendem a convidar os alunos a refletir e debater ideias. Portanto, há mais espaço para o pensamento crítico.

Cada assunto será diferente

Todos os professores são diferentes, então suas disciplinas também são. Alguns preferem escrever muito em seus quadros brancos, enquanto outros se sentem mais confortáveis ​​fazendo longas exposições orais.

Há também quem designe muitas leituras para os jovens estudarem mais por conta própria; bem como aqueles que baseiam seu ensino na aplicação prática de conhecimentos. Tudo depende da metodologia utilizada pelo professor.

Conhecerá novas maneiras de pensar

Um dos aspectos mais interessantes de estudar na universidade é descobrir novas maneiras de pensar. Muitas vezes, suas próprias idéias vão se chocar com as crenças e ideologias de alguns professores e colegas.

Isso porque a universidade é um espaço de diversidade, de encontro de ideias e de pensamento crítico. Graças a isso, ao final da graduação, você terá um pensamento mais maduro, aberto e tolerante.

Terá um ritmo de vida mais rápido

Ao entrar na faculdade, é normal se sentir um tanto sobrecarregado com aulas, novos conteúdos e dever de casa. Isso geralmente cria a sensação de viver um ritmo de vida mais rápido e ainda mais estressante.

No entanto, contanto que você mantenha suas prioridades em ordem e esteja atualizado com suas leituras e atribuições, você pode ter sua vida sob controle.

Poderá fazer intercâmbios acadêmicos

Uma das grandes possibilidades oferecidas pela universidade é o intercâmbio acadêmico. Assim, você pode frequentar uma universidade em outra cidade ou país por um semestre ou um ano.

Essa experiência traz grandes benefícios, pois oferece a oportunidade de aprender com professores de outras latitudes e participar de diferentes projetos. Como resultado, você desenvolverá novas competências e habilidades, bem como uma perspectiva mais ampla de sua carreira.

É também uma boa oportunidade para conhecer outra cultura, visitar locais que nunca visitou, fazer novos amigos e ser mais independente.

Estudar na universidade é uma ótima experiência do início ao fim. E agora que você sabe o que esperar, está mais do que pronto para começar.

Scan the QR Code to add me on WeChat

wechat qr code

Book for Academic Year 2020

Book with confidence!

Subscribe to receive LIV Student news, information and rewards.

We have received your message and we’ll be in touch with you soon.

An error occurred while submitting your details!