Você já passou o primeiro semestre na faculdade. Os medos e a timidez dos primeiros dias desapareceram. A cada dia você se sente mais familiarizado com o campus e todos os seus espaços. Você ainda tem um grupo de amigos que está sempre esperando por você fora da aula.

Neste ponto, você cresceu e amadureceu mais do que esperava. Você também aprendeu muitas coisas novas e superou vários obstáculos inesperados ao longo do caminho. O melhor é que você está com muita vontade de continuar até se ver com o diploma universitário nas mãos.

Todos os alunos são diferentes, mas a maioria se lembra do primeiro trimestre por ter experimentado mudanças e realizações, como estas:

Conhece o campus perfeitamente

Os primeiros dias na faculdade se perder no campus foram uma brisa. Tantos corredores e edifícios que você não conseguia entender como todas aquelas estruturas eram organizadas.

Descobrir onde ficava sua faculdade foi como encontrar o “X” em um mapa do tesouro. Mas isso não foi o suficiente. Você também tinha que descobrir em qual andar e em qual sala havia aula. E com o tempo e prática, você conseguiu memorizar todas as salas de aula e escritórios do corpo docente; bem como todos os caminhos que o levam a ele.

Aventurar-se além desse território familiar trazia o risco de se perder. No entanto, a confiança aumentou com o passar dos dias e das semanas. A universidade se tornou uma segunda casa, portanto, explorá-la não era mais tão intimidante como costumava ser.

Agora, você conhece o campus da universidade à perfeição ou, pelo menos, grande parte dele. Não há medo nem possibilidade de te perder. Parabéns!

Faz amigos com mais facilidade

Assim como você ganhou confiança para explorar o campus, o corpo docente e cada sala de aula até conhecê-los melhor do que a palma da sua mão. Da mesma forma, você se livrou da timidez que dificultou a realização de amizades nos primeiros dias de universidade.

Você aprendeu que todos estão a vivenciar as mesmas experiências e emoções, então não há razão para se sentir constrangido ou intimidado. Além disso, eles devem ter algo em comum se estudarem a mesma carreira.

Pensando nisso, fazer amigos é muito mais fácil do que no primeiro dia de aula.

Mantém um estilo de vida organizado

Às vezes, com tanto dever de casa e leitura para fazer, parecia mais fácil comprar fast food. A desvantagem disso é que não afetou apenas suas finanças, mas também sua saúde.

Nesse ponto você aceita que para se alimentar bem é preciso organizar melhor sua rotina. Os seus momentos livres não foram apenas dedicados a passear e sair com os amigos, mas também a preparar as refeições da semana.

Isso aconteceu em todos os aspectos da sua vida. Seus pais não estão mais com você para ajudá-lo a cozinhar, limpar ou lavar roupas. Todas essas tarefas exigem organização e você a aprende quando sua vida se transforma em um caos.

Agora você sabe quando e como lavar a roupa, o que tem na geladeira para cozinhar e em que dia da semana você deve limpar.

Estuda duas vezes mais

Enquanto você foi se adaptando às responsabilidades que viver sozinho implica, mudando sua rotina e entendendo a metodologia de ensino de cada professor; a primeira avaliação veio com alguma falha.

É normal que você se sinta decepcionado consigo mesmo e até duvide de suas habilidades. Na verdade, é muito provável que esta tenha sido a primeira vez que você foi reprovado em uma avaliação na vida.

O importante é que você se esforçou o dobro para estudar e passou na segunda avaliação com uma nota excelente. Então você pôde continuar aprendendo que na universidade não se pode perder nos estudos.

Aprende mais todos os dias com os professores

Na universidade, os professores não se dedicam apenas a transmitir conhecimentos teóricos. Eles também se concentram no desenvolvimento do pensamento crítico, debate e reflexão nos alunos.

Até agora, você não teve uma experiência de ensino como esta, então você vê cada aula como uma oportunidade de aprender além da teoria.

Sente-se mais calmo

Os primeiros dias na universidade costumavam estressá-lo e pressioná-lo. Sua mente se encheu de pensamentos sobre o dia seguinte: o que você vai vestir, o que eles vão pensar de você, você pode fazer amigos ou não, etc.

Conforme você assistia às aulas e percebia que tudo estava mais fácil do que você imaginava, o estresse e a pressão diminuíram até desaparecer. Agora, a universidade é uma rotina que você começa a praticar com mais tranquilidade e entusiasmo.

O primeiro semestre na universidade é apenas uma introdução a tudo o que está por vir. No entanto, a experiência acumulada é uma das mais gratificantes que você já teve até agora. Ânimo!

Scan the QR Code to add me on WeChat

wechat qr code

Book for Academic Year 2020

Book with confidence!

Subscribe to receive LIV Student news, information and rewards.

We have received your message and we’ll be in touch with you soon.

An error occurred while submitting your details!