Antes de se mudar para uma residência de estudantes, é importante se certificar de que é seguro para você e seus pertences. Lá você armazenará alguns de seus objetos de valor mais preciosos, como computador, celular e qualquer outro dispositivo eletrônico. Você pode até estar usando um relógio ou uma joia que goste muito.

Esses objetos costumam ser visíveis a olho nu, seja na mesa ou ao lado do candeeiro. Outras vezes, eles podem ser encontrados na gaveta de cima de sua mesa de cabeceira. Em qualquer caso, é fácil encontrá-los, por isso é essencial certificar-se de que estarão protegidos na sua ausência.

Felizmente, os melhores dormitórios possuem sistemas e protocolos de segurança que garantem o cuidado dos residentes e de seus pertences. A seguir, vamos mencionar alguns daqueles que não podem faltar para se sentir protegido.

Políticas estabelecidas

Uma boa residência de estudantes deve ter um manual que inclua as políticas de segurança. Este manual define as regras que os moradores devem seguir para preservar a segurança dos espaços, bem como as orientações a serem seguidas em caso de emergência.

Neste documento, também estão expressas as medidas de proteção que são aplicadas nas residências, além da recepção.

A existência dessas políticas demonstra a seriedade e o compromisso da administração com a segurança dos espaços e dos moradores. Se sua residência não tiver, é um mau sinal.

Fechaduras de segurança

Outro aspecto que você deve observar antes de se mudar para uma residência estudantil é o tipo de fechadura que é usada. Não apenas na porta da frente, mas também nas portas dos quartos.

O correto é que são travas de segurança que os alunos não podem copiar sem autorização da administração. Desta forma, terá a tranquilidade de que mais ninguém tem acesso aos espaços da residência e principalmente ao seu quarto.

Geralmente, são utilizadas chaves eletrônicas que abrem as portas ao passá-las na frente de um sensor.

Controlo de acesso

Além das travas de segurança, uma boa residência de estudantes possui seguranças 24 horas nas entradas principais do prédio. Isso garante que, independentemente da hora, um guarda estará presente para garantir que apenas os residentes entrem nas instalações.

Em última análise, este é um dos aspectos mais importantes, uma vez que não existe a possibilidade de uma entrada forçada e um intruso conseguir entrar sem ser visto.

Câmeras de vigilância

Em sua residência universitária, você não pode perder um circuito fechado de câmeras de segurança. Eles devem estar localizados em pontos estratégicos do edifício, como a porta da frente, áreas comuns, elevador e corredores.

O ideal é que um oficial de segurança monitore o que está a acontecer 24 horas por dia. Desta forma, qualquer irregularidade pode ser informada atempadamente ao pessoal correspondente.

É importante ressaltar que as câmeras de segurança não são usadas apenas para detectar intrusos e evitar roubos. Eles também são úteis para observar o comportamento dos alunos, a fim de impedir atos impróprios, como discussões e brigas entre residentes, ou consumo de álcool nas instalações.

Comunicação com forças de segurança

Uma das maiores vantagens de morar em uma residência de estudantes é que os sistemas de segurança costumam estar ligados à polícia municipal ou aos bombeiros, dependendo do tipo de emergência.

Dessa forma, as forças de segurança são imediatamente alertadas para atender a emergência o mais rápido possível. É por isso que quando um morador ativa os alarmes sem motivo, ele pode receber multa das autoridades.

Disponibilidade 24/7

A receção da residência deve estar disponível 24 horas por dia, todos os dias.

Se este for o caso em sua residência, você pode confiar que todas as emergências e chamadas de alunos serão atendidas rapidamente. Do contrário, tememos que em uma emergência você não possa contar com ninguém. Especialmente à noite, que é quando a maioria dos atos irregulares ocorrem enquanto todos estão a dormir.

Por este motivo, é tão importante verificar se os funcionários da receção permanecem nas instalações o tempo todo. Da mesma forma, recomendamos ter o número do ramal para poder se comunicar diretamente com os responsáveis ​​quando necessário.

Na LIV Student, cuidamos de todos os detalhes relacionados à segurança e proteção de nossos residentes. Portanto, por fazer parte de nossa comunidade, você terá a tranquilidade de saber que você e seus pertences estão em um ambiente seguro.

Scan the QR Code to add me on WeChat

wechat qr code

Book for Academic Year 2020

Book with confidence!

Subscribe to receive LIV Student news, information and rewards.

We have received your message and we’ll be in touch with you soon.

An error occurred while submitting your details!